31 de outubro de 2013

Resgatando Memórias V


Em 16 de Março de 1983, a Companhia Manufatureira Auxiliar (CMA), uma empresa subdisiaria da Viação Cometa S.A. começa a fabricação dos lendários e queridos Flechas Azuis, um veículo que durante 30 anos foi considerado um dos mais famosos ônibus do setor rodoviário, tendo como sua maior operação o Trecho Rio de Janeiro x Franca, Rio de janeiro x Campinas & Rio de Janeiro x São Paulo.

Possuindo seus traços referentes ao Ciferal Dinossauro, este por sua vez a Auto Viação Catarinense possuía na época, porém os flechas azuis possuíam pequenas alterações estéticas externamente e internamente. 



Dado inicio a operação em 1984 e lançado o primeiro flecha azul, dotado de caixa de marcha automática e prefixo 5223.

Durante os anos de 1985 até 1999 foram diversas unidades produzidas, diversas séries lançadas, com diferenças em cada versão, porém mantendo as características dos antecessores flechas Azul, estimasse em que houve Oito séries dos CMA flecha azul, sendo no ano de 1991 a incorporação do Chassi K-113 da Scania do Brasil.  


Em 1999 a Empresa CMA fabrica suas ultimas unidades sendo os de prefixos 7455 e 7501, sendo o 7501, considerado um dos melhores, por possuir um sistema de caixa de marcha automatizada tendo seu custo beneficio muito bom. 

CMA Flecha Azul VIII – Prefixo: 7455 – Chassi: Scania K-113 Linha: Rio de Janeiro x São Paulo  


No vigésimo e vigésimo primeiro dia do mês de novembro do ano de 2010 e iniciado a reforma do veículo prefixo 7455 , este por sua vez anunciado na exposição Ver, Viver & Reviver (VVR) . 

 

No ano de 2013 o veículo e posto de volta as estradas brasileiras, em comemoração aos 65 anos da Viação Cometa S/A , aonde o veículo 7455 realiza 65 viagens atendendo suas áreas de atuação e por onde passa atrai olhares de qualquer pessoa , realmente uma lenda sobre rodas , totalmente reformado e tendo seu motor totalmente retificado pela Scania do Brasil .


Na data de 29 de Setembro nosso membro Túlio Machado embarca nele rumo a Campinas com uma viagem de 7 horas e 30 Minutos para conferir de perto essa lenda sobre rodas e trouxe para vocês busólogos e admiradores de ônibus um pouquinho desse veículo.  

Por isso convidamos você para conferir conosco uma viagem no Trecho Rio de Janeiro x Campinas. Então embarque conosco nessa e vamos Relembrar esse clássico das pistas .


Fontes: Blog Busologos Brasil - Auto Viação Catarinense.

::: MAIS FOTOS :::





Fotografias: Luan Costa / Tulio Machado / Helgrim Andrade (Caminhão Antigo Brasil )
Rangel Rovarom Lopes (Clube do Carro Antigo)
Local: Rio de Janeiro - RJ

Créditos das fotos dos demais veículos: Helgrim Andrade – Site Caminhão Antigo Brasil – Rangel Rovarom Lopes - Clube do Carro Antigo


Atenção!!!

Divulgação do conteúdo aqui reproduzido permitido, desde que os créditos originais do Busologia do RJ e de seus respectivos autores sejam mantidos.

O Botão do Whatsapp só funciona em dispositivos móveis

Digite o que deseja e aperte enter para procurar