24 de mar de 2015

Campanhas no transporte: como o ônibus usado a venda é aproveitado em peças publicitárias


O número de ônibus usados para a realização de campanhas publicitárias ou campanhas de conscientização tem aumentado. O interessante desse canal é a possibilidade de adequar a linguagem de acordo com o público daquele local, como segmentação por zonas, distritos ou de acordo com as características socioeconômicas da população.
As campanhas em ônibus podem ser urbanas, com peças publicitárias mais diretamente, ou no formato de teatro, quando uma companhia teatral opta por comprar ônibus e usá-lo como palco. Vamos conhecer as diferentes formas de usar um ônibus para uma campanha:

Publicidade

A publicidade no ônibus é aquela que fica na parte interna ou externa do veículo, normalmente de circulação urbana, com banners, cartazes ou mesmo TVs, como já acontece em alguns locais. Segundo uma pesquisa do Data Folha, o índice de recall (recordação) de anúncios em ônibus é de 78%, um dos mais altos entre as mídias pesquisadas.
Neste tipo de peça publicitária, 70% é mediada por agência e 30% diretamente entre a marca e a empresa de ônibus. Um dos benefícios é poder fazer recortes por linha, região, número de passageiros da linha e outros.

Campanha de conscientização

O ônibus também tem sido um espaço mais usado para campanhas de conscientização, como este exemplo da instituição de caridade Meredith Milacres, que colocou nos ônibus de Chicago uma campanha relevante para incentivar o exame de toque contra o câncer de cólon ou reto, o segundo mais fatal dos Estados Unidos.


Outro exemplo criativo de campanha relevante aconteceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Os ônibus urbanos da cidade receberam uma etiqueta especial em alguns assentos com a proposta “Alimentando Amizades”. A etiqueta avisa: “assento preferencial para novas amizades: ocupando este lugar estarás disposto a uma boa conversa”.


Teatro no ônibus

O ônibus também tem sido usado como um meio para divulgação cultural. Existem duas formas de fazer as peças de teatro dentro do ônibus:
·         Ônibus urbano: Neste caso o ônibus faz seu trajeto normalmente e enquanto os passageiros entram e saem do ônibus, a companhia de teatro apresenta a peça.



·         Específico: Em alguns casos as companhias de teatro optam por comprar um ônibus usado para adaptá-lo a este uso exclusivo. Dessa forma, os espectadores podem assistir as peças de dentro do veículo que se torna um teatro ambulante.


Post Colaborativo Campione Veículos

Postar um comentário

Ônibus mais que um hobby, uma paixão!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search