12 de outubro de 2013

0284 - Jabour

Auto Viação Jabour, é uma empresa que atua principalmente na ligação da Zona Oeste à Barra e ao Centro do Rio de Janeiro. Tendo o Bairro de Campo Grande como predominante.
Sua história começa no início dos anos 60, explorando as distantes e remotas regiões dos Bairros de Campo Grande,J. Monteiro e Santa Clara). Ainda nesta década, há indícios que Jabour se expandiu absorvendo (áreas/ou) empresas-lotações das regiões de Santa Cruz, Paciência, (Pedra/Praia do Cardo), tais como, extinta Viação Sepetiba
(e/ou) Transp. Coletivos Santa Cruz, além de absorver a concessão das linhas 850, 866 e 867 da extinta Viação Garcia.
Existem relatos que indicam que a Jabour adquiriu a linha 918 da Viação Três Amigos nesta ocasião. Em 1969 a empresa alcançou o topo de 87 carros.
Em 2009 a empresa operou as linhas 786; 846 ;847 ;848 e S27 devido a intervenção judicial imposta a empresa oeste Ocidental. A partir daí a AVJ foi crescendo em frota, serviços e qualidade mesmo com a cirrada concorrência da emergente Expresso Pégaso que a partir de 1975 passou operar linhas modais e a união temporária (anos 80) da transportes (antes viação) Campo Grande e Viação Santa Sofia que juntas tornaram-se uma "gigante". Com o passar do tempo houve algumas negociações de linhas e carros com as concorrentes, idas e vindas de sócios em comum, encampação no governo Brizola, a cisão da empresa com a criação da Empresa de Viação Algarve (EVA). Entretanto, a Jabour sempre superou as adversidades, mantendo-se íntegra.
Hoje em dia a Auto Viação Jabour é uma das maiores e melhores empresas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro (vide frota abaixo), inclusive, com linhas de integração com o Metrô à Barra da Tijuca. Recentemente a Jabour adquiriu novas unidades de ônibus urbano, para atender o consórcio Santa Cruz.
::: DADOS :::

Carroceria/Modelo: Marcopolo Torino
Chassi: Mercedes Benz OF 1721
Consórcio: Santa Cruz












                                                                                                                                                                                            Texto: Wikipédia                      
Fotos: Caio César

O Botão do Whatsapp só funciona em dispositivos móveis

Digite o que deseja e aperte enter para procurar